múon-menos - meaning and definition. What is múon-menos
Diclib.com
ChatGPT AI Dictionary
Enter a word or phrase in any language 👆
Language:

Translation and analysis of words by ChatGPT artificial intelligence

On this page you can get a detailed analysis of a word or phrase, produced by the best artificial intelligence technology to date:

  • how the word is used
  • frequency of use
  • it is used more often in oral or written speech
  • word translation options
  • usage examples (several phrases with translation)
  • etymology

What (who) is múon-menos - definition

PARTÍCULA ELEMENTAR
Múon; Muon; Meson mu; Méson mu

Solenoide de Múon Compacto         
  • miniaturadaimagem
Solenóide de Múon Compacto; Cern CMS; CMS (experiência)
thumb|right|300px|Vista de uma das camadas do CMS.
Hífen-menos         
Hífen‐menos
O hífen-menos é o caracter da posição 2DHEX da tabela ASCII e outros padrões que derivem dela. É usado como hífen, sinal de menos e como travessão.
País subdesenvolvido         
  • Os [[países menos desenvolvidos]] do mundo (em azul) de acordo com os critérios estabelecidos pela [[Organização das Nações Unidas]]. Em verde, países que se graduaram dessa classificação
PAÍSES QUE APRESENTAM OS MAIS BAIXOS INDICADORES DE DESENVOLVIMENTO SOCIOECONÔMICO E HUMANO ENTRE TODOS OS PAÍSES DO MUNDO
Países subdesenvolvidos; País não desenvolvido; Países menos desenvolvidos; País menos desenvolvido; País menos avançado; Países Menos Avançados
País subdesenvolvido, país menos avançado [14-10-2009] ou país menos desenvolvido (LDCs sigla ) são países que, de acordo com a Organização das Nações Unidas, apresentam os mais baixos indicadores de desenvolvimento socioeconômico e humano entre todos os países do mundo. Um país é classificado como um país menos desenvolvido se preencher três critériosUN-OHRLLS The Criteria for the identification of the LDCs.

Wikipedia

Muão

O muão (português europeu) ou múon (português brasileiro) é uma partícula elementar semelhante ao elétron, com carga elétrica -1 e um spin de 12, mas com uma massa muito maior (105,7 MeV/c2). É classificado como um lépton, assim como o elétron (massa de 0,511 MeV/c2), o tau (massa de 1777,8 MeV/c2), e os três neutrinos. Como é o caso com outros léptons, não se acredita que o múon tenha qualquer sub-estrutura; ou seja, não apresenta quaisquer partículas mais simples.

O múon é uma partícula subatômica instável, com uma vida média de 2,2µs. Entre todas as conhecidas partículas subatômicas instáveis, só o nêutron e alguns núcleos atômicos têm uma vida útil mais longa; outros decaem significativamente mais rápido. O decaimento do muão (bem como do nêutron, o bárion instável de vida mais longa), é mediada exclusivamente pela força fraca. O decaimento do múon sempre produz, pelo menos, três partículas, que devem incluir um elétron da mesma carga que o múon e dois neutrinos de diferentes tipos.

Como todas as partículas elementares, o múon tem uma antipartícula correspondente de carga oposta, mas com a mesma massa e o mesmo spin: O antimúon (também chamado de múon positivo). Múons apresentam μ- e antimúons apresentam μ+ (Ou seja cargas opostas, como ocorre também entre o elétron e o pósitron). Múons foram anteriormente chamado de mésons Mu, mas não são classificadas como mésons pelos físicos de partículas modernos, e então o nome não é mais usado pela comunidade científica.

Múons tem uma massa de 105,7 MeV/c2, que é cerca de 200 vezes maior do que o elétron. Devido à sua maior massa, muões não são fortemente acelerados quando se deparam com campos electromagnéticos, e não emitem tanta radiação por Bremsstrahlung. Isso permite que os múons de uma certa energia penetrem mais profundamente na matéria do que os elétrons, uma vez que a desaceleração de elétrons e múons é principalmente devido à perda de energia pelo mecanismo bremsstrahlung. Como um exemplo, os chamados "múons secundários", gerados por raios cósmicos que atingem a atmosfera, podem penetrar a superfície da Terra, e até mesmo em minas profundas.

Já que os múons têm uma grande massa e energia em comparação com a energia de decaimento da radioatividade, eles nunca são produzidos por decaimento radioativo. Eles são, no entanto, produzidos em grandes quantidades em interações de alta energia em matéria normal, em certos experimentos do acelerador de partículas com hádrons, ou naturalmente nas interações de raios cósmicos com a matéria. Essas interações costumam produzir mésons pi inicialmente, que na maioria das vezes decai para múons.